segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Simbiose X Osmose

Osmose é uma propriedade de certas células de permitirem que substâncias penetrem ou saiam por sua membrana, para diversos fins: alimentação, procriação, defesa ( o caso dos glóbulos brancos), etc.
Mas o que isso tem a ver com o filosofar da vida?
Sempre ouvi aquela expressão: Fulano aprende por osmose.
Pois é, tem pessoas que absorvem o conhecimento como se fossem esponjas. Por vezes ficam prestando uma atenção quase búdica na aula... e não fazem anotação, nem sequer dão uma olhada nos livros e apostilas sem fim.

Quando estava fazendo este texto, lembrei de um outro que estava fazendo há muito tempo e não tinha terminado pq faltava algo.
O assunto era sobre relações simbióticas, ou melhor, a simbiose.
Para dar um leve entendimento sobre o que é a simbiose, segue a resumida explicação:

Relação inter-específica entre dois ou mais indivíduos que lhes permite viver com vantagens mútuas. Em casos extremos, os simbiontes, elementos intervenientes nesta relação, não podem viver quando se interrompe a associação. Pode contudo, acontecer que dois indivíduos se proporcionem benefícios mútuos, mas ambos possam fazer vida independente sem que tal cause qualquer dano. Neste caso, fala-se em cooperação, embora muitas vezes se atribua à simbiose um significado mais amplo que inclui também esta forma de associação.

Embora a cooperação não seja uma simbiose no sentido restrito do termo, é muitas vezes difícil, na prática, determinar até que ponto a colaboração entre os indivíduos determina a dependência mútua. Por esta razão, estes casos são muitas vezes incluídos nas simbioses.
Um exemplo típico de cooperação é a associação do caranguejo eremita ou casa alugada com diferentes actínias ou com colônias de hidras. Outro exemplo é a associação que os crocodilos mantêm com algumas aves. Estas obtêm facilmente alimento sobre o corpo do crocodilo, que deixa limpar dos dentes e da boca - os parasitas que aderem à sua pele e à sua mucosa bucal.

Levando isso na vida moderna, todos querem e buscam uma liberdade de relacionamento, sem haver anulação da sua personalidade. A cooperação e cumplicidade é o sonho de qualquer individuo saudável, que queira viver uma vida a dois ou mais neste planeta.
Aonde esta dificuldade então, se até os animais mais simples em suas estruturas e funcionalidades conseguem este tipo de relação?

Oras, somos humanos.. e isso já faz a grande diferença e complexidade dessa historia entre osmose e simbiose.
Osmose seria como uma função instintiva, vc não pede, não age... ela acontece... eu escrevendo o texto e vc lendo... sua osmose esta acontecendo. Mesmo que vc não queira guardar nada disso aqui... alguma coisa ficará no seu subconsciente. Isso é fato!
Mas a simbiose não, ela é mais trabalhosa... leva-se anos, séculos etc... para que haja alguma evolução... Acredito que para nossos amigos animais seja realmente tranqüilo esta relação com o tal parasita. Há uma troca. Mas se temos um parasita humano em nosso convívio? Como ficamos? Imagine aquela pessoa totalmente dependente de ti... do seu agir e respirar?... Insuportável não?! Mas isso existe muito... mais comum que imaginamos.
Temos aquelas relações dependentes necessários, até como o funcionamento de serviços públicos em geral.
Mas a proposta colocada pela biologia é um convívio parasital, onde há uma troca benéfica para ambos. Penso realmente se o ser humano é evoluído se olharmos por esta ótica.
As poucas relações que encontramos de amizade e afins com as pessoas, talvez uma ou duas, teremos um acordo de simbiose desse nível.
O que vale é a dosagem disso tudo,... vc anda fazendo mais osmose ou simbiose em sua vida?






2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Sempre bom parar e repensar a nossa relação com o outro, esteja ele distante ou não. Abrs

Camis disse...

Sem duvida... penso sempre nisso quando possivel.... mas quando escrevemos.... Nooosssaaa vem tudo de uma vez... obrigada e bjs

Postar um comentário