domingo, 14 de agosto de 2011

Nem toda tesoura corta

Foi com esta frase que ouvi em sala de aula, que viajei .. e nem sei por quanto tempo esta viagem demorou em minha mente.
Minha professora explicava que nem toda instrumento cirúrgico é o que parece. De todos os instrumentos cirúrgicos perfuro cortantes... a tesoura seja a mais difícil de vcs decorarem...
Assim ela disse:
- Devo avisa-los que nem toda tesoura corta... e sabem pq? Pq vcs podem ver na sua mesa cirúrgica vários tipos de tesouras...  irão ter formato e a função do abrir e fechar de suas hastes... Mas quando vc tiver um olhar mais detalhado e colocar em pratica a sua função, vcs verão que algumas tesouras serão apenas pinças,... outras um afastador de veias e artérias,... outras ajudarão na colocação do fio na agulha da sutura..., e outras sim, irão cortar com perfeição.

Ouvindo aquela explicação fazia totalmente lógica... mas ai, veio uma pergunta de um colega:

- Mas, então... pq teremos que utilizar elas... já que elas não cortam, se temos o instrumental de pinças, afastadores e tb a própria a agulha que faz o ajuste do fio de sutura... Não vejo pq utiliza-las... cada  instrumento feito já tem sua função única...

Até entendia o pensamento do meu colega, já não basta cada um fazer apenas sua função, para que um outro instrumento com formato de tesoura, faria o papel de pinçar ?!

Veio uma bela explicação:
- Então, mas as coisas funcionam assim... não podemos nos limitar a usar apenas aquele instrumento... temos que si utilizar de um, que fará um papel muito importante quando aquele que vc acha importante, lhe faltar. Quando vc esta em cirurgia, vc não pode ter tudo em sua mesa... vc tem que escolher e ver o que será necessário naquela sua cirurgia.
Por isso disse: nem toda tesoura corta...pq ela terá muitas funções... pq aquela tesoura que faz o papel de uma pinça, pode tb ser usado na retirada de algum corpo dentro de algum órgão... ele será a extensão de seus dedos. Na pinça, vc não teria a mesma segurança que neste tipo de tesoura... pq suas hastes estão apoiadas em volta dos seus dois dedos principais... quando vcs cortam um papel com uma tesoura, vc sente firmeza... pq ela não vai cair de sua mão... tente cortar um papel com um estilete. Vc precisa de uma base de apoio.. na tesoura não.. vc pode cortar o papel no ar... sem base de apoio... Compreendem?!

Analisando a explicação técnica, fiz o comparativo com as pessoas. Já conheci e tenho pessoas em meu ciclo de amizade que são como tesouras... tem inúmeras funções em sua vida. E outras fazem apenas aquela sua única função... si limitam apenas aquele tipo de condicionamento...
Há pessoas que mostram possibilidades... e outras apenas um único caminho ou nem isso.
Concluir que prefiro ser tesoura... com suas inúmeras possibilidades... do que apenas um mero instrumento condicionado a fazer só aquilo na mesa da vida.


2 comentários:

Paulexxx disse...

Isso foi muito filosófico...agora vou olhar pra todos como tesouras e suas funções=]

Camis disse...

Obrigada!!! nem as tesouras, as verei iguais como antes rs...

Postar um comentário