domingo, 21 de agosto de 2011

Ó pai i ó... Vai bater uma xepa?

Confesso mais uma vez para quem acompanha os meus singelos rascunhos neste blog, eu fico a cada dia admirada com as palavras que descubro nesta minha vidinha não menos desinteressante.
Uma amiga me cobrou o por que não ando mais escrevendo meus diálogos filosóficos com/do serzinho... Realmente! Disse a ela,... Mas é que estamos numa fase de adaptação de tempo e horários e afins. Mesmo porque, não dá para filosofar sempre que queremos... Faço a comparação como se fosse apreciar uma boa taça de vinho... E que talvez, vc nunca mais fosse te-la novamente. Filosofar seria um pouco isso... Vc nunca terá aquela conversa novamente... Mesmo se for com a mesma pessoa ou o assunto.
Mas para não deixar com saudades, contarei um fato que farei um link a seguir sobre o que as expressões populares tão desconhecidas de mim podem fazer a uma pessoa.

Saindo de nossos trabalhos habituais, meu querido garoto de alma ginasial, ofereceu-me uma carona naquela noite fria. Havia comentado que estava com uma fome que poderia auto-comer meu estômago (exagero, lógico). Eis que o garoto solta:

O Garoto: Então vc precisa bater uma xepa! Que tal?

Pausa: Nunca tinha ouvido esta expressão... E pode ter certeza que pensei as coisas mais horríveis do mundo... rsrsrss... Meu assombro foi pior do que ouvir o pior palavrão...

Eu: O que??? O que vc disse? Bater o que???
O Garoto: Uma xepa?! Vc não sabe o que é?
Eu: Não!!! O que é?!
O Garoto: (batendo em seu abdômen) è bater um rango. Comer... rsrsrsrsrss
Eu: Nooosssaaaaa... Nunca ouvi isso... rsrsrsrs
O garoto: Como não....?! Isso é coisa mais comum de se dizer... É coisa de peão de obra lógico... Mas sei disso desde criança...
Eu: È mesmo?! Mas eu não... Senti-me um ET agora... rsrsrs
O Garoto: Isso que dá vc ser muito educada!...Pessoas educadas são assim... rsrsrs
Eu: Hummmm... Não sei... Será que sou tão educada assim??? Rsrsrs Ao ponto de não saber o que é uma xepa???rsrsrs
O Garoto: Para mim vc é... (riso cínico, o de sempre)... rs

Enfim, buscando no dicionário e de alguns amigos; xepa nada mais é do que resto! Restos de final de feira mais exato... E que foi aderido ao vocabulário popular para dizer que vamos comer uma refeição barata...

Depois de passado este susto... Jantando com minha amiga ultra filosófica ela me explica alguma expressões do baianês e dentre esta o tal: ó pai i ó.

Amiga: Então pensa assim Camila,... Aqui em São Paulo quando vc quer falar para alguém de forma surpresa e intimista vc diz: Olha para isso aqui ó... Vc não ta vendo...??? Olha para isso aqui?!
Eu: Sim, ok?!
Amiga: Lá na Bahia, como dizem que baiano resume tudo, economiza etc... Eles dizem: ò pai i ó! Que quer dizer o mesmo que: ò pra isso ai ó! Falando com a preguiça costumeira de baiano ficou isso. O tal: ò Pai i ó! Que não tem nada a ver com o pai de ninguém rsrsrsrsr...

Confesso que tive coma risonho nível 5 a 6... rsrsrsrs ficava imaginando o tal diálogo sem fim...

Fora que teve a famosa explicação da criança com bicho carpinteiro e que na verdade é criança com bicho pelo corpo inteiro, uma expressão usada para dizer que a criança não pára, arteira, sapeca etc.

Se tiverem alguma expressão tão menos ou mais pitorescas que estas, eu aceito para forma de estudo, pq pelo menos não ficarei tão chocada como que fiquei com as citadas. Rs



E acabei descobrindo na minha busca por imagens, que Dona Xepa foi uma novela exibida em 1977. Ou seja, o serzinho realmente ouviu isso quando criança rsrsrsrs.

2 comentários:

Renata Teixeira disse...

Rs... Eu adoro essas descobertas de palavras, você sabe!! Abrçs

Camis disse...

Rsrsrsrs... eu sei.. tb adorooooooo... bjs

Postar um comentário