quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Automatizar...


Devo confessar que adoro quando minha mente permite ter umas sacadas legais durante minhas aulas. Tenho uma professora que ministra aulas de técnicas cirúrgicas e em uma de suas introduções as aulas ela oferece a seguinte perola a minha filosofia matutina:

- Sabem, é preciso ter muito cuidado quando começamos a automatizar nossas ações e reações... Sabem pq?! Fatalmente vc será levado ao erro... E este erro pode custar a vida de um paciente. E horrível quando começamos automatizar nossas ações na vida... e aqui não é diferente. Automatizar é igual a falhar, e pior, sem vc sequer perceber.

Então... naquele meu divagar, pensei: Mas como assim? Mas não é quando mais treinamos uma técnica, mais ficamos aptos a fazê-los sem erro?
Ledo engano de minha parte, minha professora continuava sua explicação com muita lógica e sensibilidade:

- Entendam que vcs precisam pensar e entender o que está sendo feito no momento da cirurgia. Fazer apenas check-list, não garante que tudo sairá como planejado. É preciso entender, nunca decorar... NUNCA. Pq vcs podem fazer 10 cirurgias do mesmo porte e da mesma especialidade, mas elas nunca serão as mesmas, pq teremos que pensar em todas as probabilidades que poderemos encontrar ao expor o corpo. Compreendam isso... é muito importante que vcs saiam não automatizados daqui, pq vc será apenas mais um, o básico... e vc tem que ser o profissional que está pronto para qualquer eventualidade... está é a adrenalina da nossa profissão. Sempre esteja a um passo a frente de sua equipe... sempre!

Aquela explanação me caía como uma luva, em tudo que pensava na vida... Sempre acreditei que se as pessoas si colocassem no lugar das outras, não precisariam esta passando por tamanha crise que assola as almas humanas. Acredito que até o filosofar não seria tão necessário devido ao auto-respeito.
Não é fácil esta ligada dessa maneira como ela pedia... pq havia uma junção de duas coisas: intuição e instinto. Duas ferramentas, que quando bem alinhadas ao bem, fazem progressos enormes para qualquer ser humano que deseja ser alguém melhor. E fiquei extremamente realizada que poderei praticar isso com tamanho afinco na área cirúrgica.
Por mais que meus anos no mercado de trabalho tenham me treinado a automatizar certas situações... Ali, seria o contrario, meu raciocínio e sensibilidade estariam aliados e não competindo...
Agradeci intimamente minha professora... e eu, por ter tido a oportunidade de ter feito minha escolha... e que ela estava correta.

0 comentários:

Postar um comentário