sábado, 10 de dezembro de 2011

Pensamentos, palavras, sentimentos e gestos: Tesão Intelectual


- Aaaah Cá... Tesão intelectual é tudo que dá prazer de ouvir. Não essas lorotas insignificantes que as pessoas amam vomitar quando estão bêbadas em uma roda de amigos ou jogam qualquer porcaria levianamente nas mídias sociais. O tesão intelectual tem que te causar prazer no dialeto. É você conseguir entrar na mesma sintonia verbal. 
Infelizmente, não é em qualquer lugar que encontramos quem nos proporciona tal prazer. Acho que por isso as pessoas andam tão socialmente preguiçosas. Fora que, pra fazer isso com sinceridade (pois certamente funciona igual a um relacionamento mesmo), é necessário que você entenda perfeitamente o que o outro quer dizer, ou se você está ali sem entender, que se permita à isso. 
Há uma troca, uma cumplicidade e uma lealdade no prazer intelecto. Você não pode entrar com pretensão de sair. E se torna ainda mais gostoso se é feito com paixão... sentiu a semelhança?

Minha querida amiga Misheilas (codinome pessoal rs), compartilhou comigo de forma simples e inteligente sobre o que é, na sua visão, o tal tesão intelectual. Devo ressaltar que tento escrever este tema há meses, mas veja que interessante: aquilo que é o mais simples é sempre o mais difícil de si colocar no papel, aqui no caso digitado. Mas numa roda ou outra de amigos, papo vai e papo vem, sempre jogava esta pergunta aos meus companheiros (as) de café filosófico – O que lhe dá tesão intelectual ou o que é tesão intelectual para você?
Entre um silêncio e outro de pensar, um querido amigo solta esta:

- Poxa, tema complexo e complicado rsrsrs... mas deixo analisar. - ( mais algumas horas de reflexão e o papo continuando e já tinha até mudado) eis que:
Então, já sei: O que me dá tesão intelectual é ouvir das pessoas as coisas simples da vida. Vivemos em tempos em que tudo está supervalorizado, como o trabalho, estudo e informações bombardeando nossos ouvidos a todo momento. Mas acabamos nos esquecendo dos gestos simples da nossa vida. Como exemplo, gosto muito de viajar, para qualquer lugar, para cidades pequenas e ouvir dos personagens de cada local as suas histórias de vida. Quem me vê ouvindo estas pessoas, pensa que estou jogando conversa fora, mas na verdade, aprendo muito ouvindo este tipo de gente. Todo ser humano tem algo a nos ensinar e aprender desta maneira, ouvindo suas histórias simples, é minha forma de ter tesão intelectual. Posso passar horas conversando com estas pessoas.

Achei lindo, esta outra forma de tesão intelectual do meu digníssimo amigo. Mas da minha parte, muitas pessoas e assuntos me dão tesão intelectual. Uns mais outros menos, mas uma conversa descontraída, inteligente e sensível sempre atraiu e instigou minha mente.
Das dezenas de pessoas que converso todos os dias, há um querido ser que mesmo pela Matrix, faz minha mente sentir este tipo de sensação tão prazerosa. Nunca disse isso a ele, mas alguns papos e idéias que filosofamos sem compromisso de dar um texto, foram verdadeiros orgasmos intelectuais ao meu sentir. Parece brincadeira?! Mas não é! Juro!
Meu estimado Serzinho ( no qual escrevi e descrevi neste blog), foi um dos poucos seres que tive a felicidade de conhecer que consegue me deixar neste estado tão filosófico.
É raro e muito difícil ter isso com alguém ou mesmo por algum assunto... algumas pessoas não se dão mais o tempo de si conhecerem, perdeu-se o encanto de saber quem é o outro. Apenas ouvir e observar o que a pessoa esta querendo lhe dizer, mostrar, interagir de alguma forma... e para isso é necessário o tempo, disposição e prazer em conhecer o outro.

Concluo que para mim, tesão intelectual é: O prazer e a felicidade que tenho em estar e conhecer pessoas maravilhosas, com potenciais incríveis de sentimentos e pensamentos, que a cada conversa seja ela de minutos ou horas, posso vislumbrar sua essência como um bom livro a ser lido, de várias formas e diversas vezes. È ainda, sentar na frente do computador ou apoiar minhas folhas em branco em meu colo, e escrever todas as minhas impressões e pensamentos... em seguida compartilha-los de forma singela com estes mesmos seres maravilhosos.. e tantos outros que nem sei ainda... Mas esta é a magia da boa comunicação... do tesão intelectual!

Nota: este texto ofereço para Misheilas, Marcel Agarie por suas belas contribuições e em especial para T. Guy. Obrigada sempre!






5 comentários:

Sheila disse...

Ahh, que prazer de estar aqui, Ca! Mesmo que seja participando de suas filosofias ou camilisses... é sempre um prazer trocar ideias com você!

Camis disse...

Obrigada total vc Misheilas... sinto muita falta das nossas tardes e noites filosofando... Mas em breve poderemos por isso em dia... Beijo no seu Core!!!

Marcel Agarie disse...

Muito bom o texto! Gostei, preciso buscar mais formas de Tesão Intelectual... parabéns pela reflexão!

Renata Teixeira disse...

HAHAHAHA... Muito bom isso... Então, tenho também a teoria de que inteligência é um belo afrodisíaco!! Bjs e bjs e saudades!

Camis disse...

rsrsrsrsrs... Obrigada amiga Renata.... mas é isso mesmo super afrodisiaco rsrsrs.. Muitas saudades de vc!!!! Beijos!!!

Postar um comentário