quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O pequeno Buda e 7 anos no Tibet

Continuando as dicas de filme... quis citar estes dois filmes que além ter como tema a filosofia budista, mostra de forma clara transformações do comportamento humano de forma dolorosa... ao invés de ser pelo amor, que seria o caminho mais suave. Particularmente sempre fui adepta aos ensinamentos do budismo... Tanto pela parte de filosofias e a prática da meditação, levam ao auto conhecimento tão bem trabalhado pelos seus seguidores. Além das histórias serem contadas de forma simples e profundas, acaba sendo por vezes confusas caso queira entender de primeira. A sacada mais genial que vejo é o fato que vc nunca desprezar o seu lado frágil, nem seu ego... mas se dirigir  a ele de iguala para igual e aos poucos, de uma certa forma, doutrinando ao ponto de ele parecer jamais ter existido, pois ali já não há mais morada naquele corpo, mente e espirito.

O pequeno Buda é um filme dirigido por Bertolucci, no qual é narrada uma historia um tanto controversa. Você pode amar ou odiar este filme... não dá para ficar no talvez. Por que? Por que a historia de Siddhartha ( Buda) - interpretado por Keanu Reeves, é contada em forma de fragmentos, enquanto monges budistas buscam uma das crianças selecionadas com suspeita de ser uma das reencarnações de um de seus mestres.
Com altos e baixos... toda fotografia é bela e chega a ser gerada uma imagem plastificada de Buda, enquanto ele tenta encontrar o caminho da iluminação abandonando tudo e todos.
Para quem não quer ler livro e conhecer quem foi Buda, é uma boa pedida.

Já o filme 7 anos no Tibet - é a história de um homem frio, calculista, materialista e insensível aos sentimentos humanos interpretado por Brad Pitt, por volta da segunda guerra mundial.
Deixando para trás mulher um filho, ele sai em expedição aos deveres militares mas acaba sendo preso, logo foge e acaba vagando junto com seu amigo oficial pelas montanhas do Tibet. Ao mesmo tempo, ocorre conflitos de libertação do Tibet com a China. Entre o encontro do homem ocidental com o pequeno Dalai Lama, este homem é lapidado constantemente entre ensinamentos de uma cultura simples, espiritualizada e acolhedora e faz com que ele si reencontre com seus valores e sentimentos.
Acho a interpretação de Brad mediana... é um filme reflexivo... fala de perdão em certa altura, e como politica e religião é uma inconstante mesmo sendo um Dalai Lama.
É um filme para quem quer conhecer mais um outro lado do budismo, mais pratico e filosófico. O roteiro e o timing são muito bons.

O pequeno Buda







0 comentários:

Postar um comentário