domingo, 31 de julho de 2011

Vaidade...


- O que vc fez com seu cabelo? (Amiga, surpresa, mas quase no desespero como se eu tivesse cortado os pulsos rs).
- Eu cortei. (disse de forma com ar bem irônico) rs
- Mas vc acabou com seu cabelo... Por que vc fez isso??? Apesar de que, olhando por outro ângulo... Não ficou tão ruim assim... (Não tente nunca entender um elogio de uma mulher para outra mulher).
- Eu quis cortar, estava cansada daquele cabelo enorme... E vai ser bom pq economizarei litros de shampoo e afins. (tentando ser pratica pq a decisão foi somente minha).

Para que possa haver uma idéia... Tive meu cabelo de metro, desde a adolescência... Gostava dele, mas sentia que não tinha nada de pratico ter um cabelo até a cintura.
Entre cortes de repicados, desfiados, de pontas redondadas e em “V”... Cansei de tudo isso...
Sai do meu trampo em Guarulhos, e decidida a chegar à cabeleireira e dizer: Quero que vc corte assim... Mostrando praticamente um escalpe para ela.
- Vai ficar bom?! Perguntei.
- Vai... mas vc tem certeza? É muito cabelo... rsrsrs
- Olhei para minha amiga de anos de corte a fio e disse:
- Eu preciso!!!

Pois bem... TIC... ( barulho da tesoura cortando meu rabo de cavalo rs.... )
Quando ela soltou... Senti que 1 tonelada e meia. Tinha saído de minha cabeça... Nem Sansão acreditaria na liberdade que me deu tamanho gesto do cortar da tesoura...

- E agora? O que vc quer que faça?
Olhei para mesa e vi aquela maravilhosa máquina de cortar cabelos em tamanhos de 1, 2, 3,4 cm em diante... rs

- Amiga, passe a máquina numero dois em meu cabelo... Não quero nada disso que está ai...
- Está bem... (o legal ter pessoas que não fazem nenhum questionamento... adoro profissionais assim rsrsrs).

Conforme ela passava a máquina... Via o restante dos meus cabelos caírem... A sensação de liberdade ia aumentando cada vez mais em meu ser.
Ficava ligada no som do aparelho... Sentindo suas lâminas passando pela pele capilar... Cada fio que caia... Era o peso de um passado que não queria mais.

Entre uma conversa e outra, minha amiga dos escalpos disse, que há clientes homens que adoram mulheres de cabelos curtos, acham um charme e até higiênico.
Eu ouvindo isso disse:
- Mas não estou fazendo isso para ninguém... Nem estou pensando em beleza...
- E por que vc resolveu fazer isso?
- Difícil explicar agora... Mas sonhei com minha imagem de cabelo curto e gostei do que senti. Mas acho que tem a ver com a vaidade feminina.
- Como assim?
- Eu acho que quando uma mulher corta o cabelo da forma que cortei... Ela quer si livrar de algo... Ela quer mudança... O cabelo para uma mulher é a representação da sua total vaidade... Vc cuida e si escraviza por esta vaidade... Há certa competição sobre isso no mundo feminino... Algo do tipo: Tenha cabelos compridos, fortes e bonitos! Rs

Minha amiga da tesoura olhava para mim, tentando entender meu raciocínio e sem antes que ela perguntasse disse:

- Cortei minha vaidade, amiga! E quero que nasça outra em seu lugar... o que si descubra outra tb.

- Mas Camila, eu gostei do corte, é radical confesso. Mas acho que seu rosto ficou mais a mostra... Vc tem um rosto tão bonito... E ficou uma beleza exótica... Entendo o que vc quer...
Apenas sorri!

Bom, para si ter uma idéia novamente, meu cabelo ficou tipo Elis Regina durante sua rebeldia... “joãozinho total”.
Fiquei cinco anos com o cabelo assim, e neste ano, que permitir ele crescer muito além daqueles 2 cm rs

Pq deixar agora?

Não... Não fiz promessas bobas de não cortar o cabelo até consegui tal meta. E nem prometi meu cabelo para nenhum santo.
Engraçado, mas cortar meu cabelo... Deixou-me forte e disposta para o que vinha enfrentar os próximos anos. Sem dúvida, minha vaidade mudou... Não deixei de ser menos ou mais mulher por isso... Mas ela amadureceu. E hoje posso dizer as boas-vindas aos meus novos fios... e tb a minha nova vaidade.


3 comentários:

Paulexxx disse...

A melhor coisa que fiz na vida foi cortar o cabelo curto...É justamente isso que você disse,vc sai daquele mundinho escravo,de menina do cabelo lindo e longo e migra para o de menina de atitude,diferente da maioria...E descobre outras mil belezas muito além do seu corpo...

Camis disse...

è esta ideia que quis passar Paulex... esta liberdade... e praticidade que apenas o ato de cortar o cabelo oferece.... Obrigada.. bjs

Paulo Ribeiro disse...

Esse domingo indo para Barra Funda com Juliana presenciei uma cena e achei fodastica , e bem relacionada a esse texto seu Camila , '' uma menina de uns 7 ou 8 anos de idade com um cabelo até o meio das costas mais ou menos e uma franja dessas traumáticas estilo lego , olha para o cabelo da Juliana e aponta o dedo e olha brava para o pai - OLHA LÁ É ASSIM QUE QUERO MEU CABELO ... logo pensei nisso que você escreveu sobre Orgulho feminino em relação ao cabelo .

Postar um comentário