domingo, 17 de julho de 2011

Conversando sobre Peanuts

Faz um tempo que não posto nada no blog.. até por motivos de dedicação mesmo.. e ainda prefiro escrever em folhas soltas do meu caderno, ao invés de letras digitadas... Então ficaram um monte de textos e coisas belas que vi por estes meses. Massssss.. como nada é por acaso... um assunto fez meu tesão voltar a escrever nele e atualizar... O texto a seguir, só existe por conta da ajuda do estimado garoto que nele cito!...rs

Sempre tive a certeza que as melhores idéias e papos saem de momentos muito triviais. Para comprovar isso, relato uma passagem muito interessante, e não menos engraçada...

Conversava sobre épocas de vida estudante com um serzinho muito querido (e tenho certeza que ele vai sacar rs). Entre uma peraltice e outra de garoto ginasial, eis que surge o seguinte diálogo:

Eu: A única coisa que desenhava bem era o Snoopy.

O Garoto: Snoopy?! Eu sou mais o Charlie Brown.

Eu : Ué?! Por quê?

O Garoto: Por que é a turma do Peanuts (Amendoim) e não do Snoopy!

Eu: Mas quando Schultz criou as personagens, Snoopy personificava aquilo que ele queria ser, e o Charlie Brown era ele quando criança... algo que ele tinha vergonha e não queria mais ser...

O Garoto: Então, por isso que eu sou mais Charlie Brown... Pq por mais que o Snoopy seja tudo isso que sabemos, ele sempre vai obedecer ao dono (Charlie) e por mais que Schultz queria ser Snoopy, no fundo ele vai ser sempre Charlie Brown...

Preciso informar que resumir esta conversa, por que para chegar neste resultado e entender a conversa do meu estimado serzinho... demoro! Além de ter aparecido o Schoeder no meio dessa conversa toda, pq o estimado serzinho também si identificava com o tal.

Mas, esta idéia ficou em minha mente, e não podia deixar de pensar que o tal raciocínio do garoto fazia sentido.

Refletindo nas minhas admirações ao cãozinho, ele fazia meus encantos porque ele era sempre auto-suficiente, quase sempre se saia bem em seus projetos, não ligava muito para que os outros dissessem ou pensavam, tinha uma solução para tudo e todos... enfim... era tudo de bom que alguém poderia ser... falando de auto estima e afins.

Mas e o Amendoim? Aquele garoto tímido, querendo sempre de alguma forma ser aceito pela turma e inclusive pelo seu cão... era algo que não me atraia. Talvez até pela falta de confiança, conflituosa em seu Universo... Charlie, não tinha muita moral com as pessoas... Mas tinha uma alma sensível e generosa sempre quando solicitado.

Schultz, em sua genialidade, fez uma complexa teia de relacionamentos... e que por vezes acho que seus episódios não foram feitos para crianças e sim para aqueles adultos ainda com alma de criança.

Entendia em certo ponto, porque o tal garoto se identificava tão bem com o Charlie, pelo simples fato de que, Charlie é o que chamamos de real, faz parte do nosso dia a dia... Charlie é o comum, mas que representa muito para um Snoopy... Porque apesar de toda independência do cãozinho, o mesmo, não vive sem o dono. E isso se mostra em vários episódios.

È fácil ser Snoopy... Difícil é viver o dia a dia como um Charlie... É bom sonhar como um Snoopy, mas na prática sempre fazemos como Charlie.

Nem quero colocar aqui, o certo o errado, quem é o bom ou não... Mas apenas de que um completa o outro, sem mais nem menos... e isso que faz e é a graça de tudo!

6 comentários:

Paulo Ribeiro disse...

Já dizia''O mestre Conheça á ti mesmo ''
e olha que nem tinha um charlie e snoop la na Grécia antiga , e Sócrates já dizia a ferramenta paras essas duas personalidade que você sitou no texto ,( o eu vivenciado e o eu idealizado) a ferramenta para conhecer e praticar as duas ,ou se apropriar né ...

Camis disse...

Isso é verdade o que vc disse... as personagens retratam bem isso, foi bom vc citar Socrates...obrigada

Paulexxx disse...

Eu sou o Charlie Brown,mas me finjo de Snoopy...XD

Camis disse...

Poxaaaaaaaaaa... Paulex... é o que mais tem por ai... rs

Marcel Agarie disse...

nossa... filosófica não? bacana o blog... também tenho um,ou uns...kkkk mas confesso que é realmente muito difícil mantê-los atualizados. Força de vontade, essa é a palavra... vou colocar no favoritos, sempre que puder, passarei por aqui.
bjs

Camis disse...

Obrigada Marcel... valeu pela força... escrever é uma terapia... e ainda mais tendo motivos tão filosoficos como este com o querido serzinho rsrsrs... Por favor.. sua opinião é sempre importante para mim... bjs

Postar um comentário