quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estas cadeiras...

Outro dia cheguei em casa tarde... e com fome, fui até a cozinha preparar algo. Todos estavam dormindo... pessoas e animais... e parecia que até as plantas. Adoro o silêncio da madrugada... é hora que mais estou comigo e mais crio. Minha mente vai longe... e numa dessa viagens ocorreu a reflexão.
Então, com minha caneca de café, encostei meu corpo na pia e fiquei de frente a mesa de granito com suas quatro cadeiras brancas. Fiquei ali olhando num ponto fixo para aquela cena, quando me veio o pensamento: Pq quando sempre estou em casa, nunca sento para comer...? pq não uso as cadeiras da minha casa?
Poderia descrever inúmeros motivos, mas depois veio a segunda frase: Só papai si utiliza da mesa e das cadeiras, aliás, ele só usa a mesma cadeira, a que encosta na parede... onde dá a visão de tudo na casa, mas ao mesmo, deixa o caminho livre, e não atrapalha ninguém no entrar e sair..."

Ai veio uma conclusão em minha mente: Eu não sento pq não sinto vontade de sentar e comer em casa... Não tenho tesão de comer na mesa.. sozinha. E nem tenho um lugar favorito no montante de quatro senhoritas cadeiras.

Papai come sempre em horários que não tenho fome... e quando estou em aulas, fisicamente impossivel... Mas quando me encontro em sua refeição... faço o mesmo gesto,... encosto meu corpo na pia... olho para mesa... com meu prato na mão... e papai conversando comigo. E ele, jamais me pediu para sentar... já tivermos conversas de horas desse jeito.. ele contando de sua historia de vida e o que aprendeu com ela.

Quando estava a escrever este texto... fiquei tentando puxar na memória, qual foi a última vez que fiz uma refeição em casa... onde as 4 cadeiras estavam ocupadas...
Foi um domingo, não sei em que ano... mas foi antes da virada de 2000... Mamãe ainda vinha comer com a gente de domingo. Ela sempre vinha com sua maravilhosa salada de maionese e seu feijão mineiro.

Papai na churrasqueira.... irmã limpando o que tinha que ser limpo... e Mamãe e eu sentavamos no sofá e ficavamos falando de coisas da vida...

A comida era posta na mesa de granito... e iamos sentando cada um no seu lugar de costume...

Papai sempre na mesma cadeira encostada na parede, mamãe na cabeceira da mesa á direita, irmã na cabeceira oposta e eu de frente a papai... Pronto!... e continuavamos falando sobre a vida...

Como me sentia bem e feliz quando via todos ali... juntos... raros momentos.... tudo sendo ocupado... não tinha vazios.

Guardo como boa lembranças isso... forma momentos saudáveis que penso em quando formar minha familia possa tê-los com mais valor ainda.

Então... começarei a ocupar estas minhas cadeiras de minha alma... sentar-se mais comigo à mesa... Salut!

3 comentários:

Paulexxx disse...

Sempre tive um visão feliz das cadeiras todas ocupadas...É um momento de união,mesmo que se jogue conversa fora.Gosto dessa situação,independente de onde eu esteja.

Renata Teixeira disse...

Sempre estamos onde deveríamos estar... Bjs

Camis disse...

Pois é Paulex... esta visão veio a calhar tb... acho algo extremamente alegre as cadeiras ocupadas aonde for... bjs e obrigada

Postar um comentário