quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ternurando...

Ternura: (Meu amigo Aurélio me disse que é um substantivo feminino,... Terno, meiguice, ternura maternal, paternal etc...).

Outro dia uma amiga veio me agradecer pela pequena mensagem de aniversário que tinha escrito a ela. Esta inspiração para escrever para pessoas que são especiais e preciosas para mim, é natural...  Na verdade preciso ter ternura pela pessoa para retratar o que ela significa em minha vida.
Esta amiga de anos a fio, sempre mereceu isso, mas diferente de outros anos ela filosofou assim:

- Amiga, fiquei emocionada com o que vc escreveu para mim... Obrigadíssima (bem enfatizado em todos os “issimas” rs)... Mas tem uma palavra que me tocou muito quando li...

- Qual?
- Vc escreveu ternura. Nossa, acho que ouvi esta palavra quando estava no ginásio, estudando literatura de um poeta qualquer rs.

Minha amiga nunca foi ligada em poemas e literatura etc. Mal sabia que esta palavra estava em risco de extinção dos livros, mas principalmente nos relacionamentos e na vida das pessoas.

- (Risos de minha parte)... Sério que vc gostou dessa palavra? Mas pq?
- Achei que ela tem um som bonito, e realmente não ouço muito ela...
- Que bom que vc gostou pq ela é para mim umas das palavras mais lindas depois da palavra gentil/gentileza. Elas me cativam, dão-me um alento na alma... Não sei explicar, apenas sinto a boa vibração delas...
- Você como sempre, filosofa até o que acho que não tem filosofia nenhuma rs... Mas o que ela significa para vc?
- Como assim? Em qual sentido?
- Sei lá... o que lhe vem na mente quando vc fala isso para alguém etc...
- Engraçado... mas eu nunca pronunciei que sentia isso para alguém pela minha voz... Nunca foi o discurso falado em si. Sempre a escrevi quando queria expressar este laço que sinto por uma pessoa.
Ternura para mim é quando se faz laços profundos de sentimentos puros com alguém, de forma gratuita, sem cobranças, sem julgamentos,... Pessoas ternas são meigas de modo geral... mas nem toda pessoa meiga se faz ternura, pq, é algo espontâneo... Tem gente que é meiga pq não esta de mau humor, ou pq tem que fazer a política da boa vizinhança etc.
- Mas vc é meiga... e tb sinto que vc tem ternura nos seu jeito de ser... Não sei, acho por sermos amigas... vemos-nos com bons olhos... rs
- Pois é,... Rs... Mas muitas pessoas talvez não me vejam assim... Rs. Pq vc só sente que a pessoa é terna, quando vc esta ternurando consigo rs...
- Ternurando???? Rsrsrsrsrs. Boa... Neologismos básicos!!!
- Mas falo sério... vc só é gentil fazendo gentilezas... e vc é terno, quando se faz ternurices rsrsrs...
- Vou começar a usar mais esta palavra...
- Hummmmm, melhor que usar é  praticar com vc... Uma coisa é certo: Só damos ao outro o que temos. Quando sinto que meu estoque esta baixo de alguma coisa, corro atrás de algum prazer que não fazia há tempos, e ponho a trabalhar, para que me encha de novo de algo vale a pena.

Lógico que esta conversa rendeu muito assunto... Mas o que queria passar neste pequeno trecho de conversa é exatamente isso: A ternura que tive com minha amiga neste diálogo... Sem destino para onde ia o papo... e sem querer defender o certo ou errado disto ou daquilo. Penso que os poetas, eles tem isso bem nítido em suas mentes e quando compõe seus poemas. Eles tentam transmitir uma ternura de suas almas, colocam em palavras, para que possamos despertar algum laço de ternura com alguém ou alguma coisa nesta terra. Parece louco, mas podemos viver anos embaixo do mesmo teto com alguém, e não ter nenhum laço de ternura com a mesma. Podemos ter respeito, educação, tolerância etc... e não sermos ternos. Até o Amor, falado e sentido de tantas maneiras e formas pelo ser humano, precisa de um fino laço de ternura para perdurar.

“Que seja Terno, enquanto perdure.”

0 comentários:

Postar um comentário