sábado, 24 de setembro de 2011

O conceito de articular.

Muitas pessoas já me perguntaram o porquê do nome do blog de ARTCULAÇÕES.
Sempre fui muito ligada a artes e suas manifestações em geral desde minha adolescência. Acompanho e estudo sempre que possível às mudanças culturais e novas idéias do meio onde vou convivendo ali e aqui.
Mas para chegar ao nome e a explicação do mesmo, devo iniciar o conceito que aprendi com um professor; de que articular não é movimento, mas sim, ligação. Como assim?
Trazemos uma idéia ginasial, de que, as articulações do nosso corpo são responsáveis pelo nosso movimento das junturas (e não juntas). Eu sempre tive este conceito e carreguei-o por um longo tempo, até o dia que numa aula de anatomia básica, sobre as classificações articulatórias do nosso corpo, veio esta explicação do professor:

- Vamos tirar esta idéia de que articulação se resume apenas a movimentos das partes móveis do nosso corpo... Não é isso, há articulações em nosso corpo, que não se movem, apenas fazem a ligação com outras extremidades ósseas, ou seja,... Articulação é a ligação de nossos ossos, todos, sem exceção... Há partes articuladas móveis, e outras não... Como por exemplo, os ossos que constituem o crânio humano... Não há movimento nele, mas uma ligação fibrosa... Uma articulação, um ligamento, uma junção etc. Há articulação do estomago junto com o diafragma... Ou seja, há uma junção ali... E este órgão não tem a mesma estrutura de um joelho, mas existe uma ligação... E isso, é em tudo na natureza humana... Com as pessoas e na vida. Por mais que vc se ache articulando sozinho, vc esta em ligação com alguma coisa. Mesmo que isso seja ignorado... Mas só se percebe, quando se perde esta ligação, ou parte dela... E que as coisas começam a ficar difíceis. Eis que vc lembra, que tudo precisa de um conjunto para ser trabalhado... E quando estudamos o corpo humano, vemos nitidamente isso. Em toda sua beleza, em toda sua fragilidade.

Confesso que nunca esqueci esta aula... Meu professor filosofou muito... E poderia dissertar mais sobre o conceito que acabava de passar. Lógico que acabei vendo meu próprio modo de articular na vida de modo diferente. E não teria nome melhor para colocar numa plataforma de idéias do que este.
Ligando-me a tudo que acho belo e necessário para meu trabalho intelectual, emocionais e afins. Por isso a arte de articular, ou seja, a arte de passar a minha visão sobre o mundo e a vida em que acredito, sem ser agressiva ou impondo algo que nem mesmo eu gostaria que alguém colocasse. Música, desenhos, pinturas, livros, poesia, filmes e a própria filosofia da vida, fazem parte desse meu mundo tão articular.
Tenho um prazer enorme em escrever... Tão espontâneo e singelo como o ato de respirar...
E há uma frase resume bem sobre isso: “escrevo para esvaziar minha mente, e encher meu coração.”
As idéias fervilham, preciso passar para frente,... Fazer um “parto” constante delas... E depois meu coração se alegra e acalma... E um sentimento de paz enche meu coração... Acho que os escritores sentem isso... De alguma maneira e começo a perceber o prazer que sentem e isso se torna um vicio... No bom sentido.
Desejo escrever sobre muitos assuntos, mas que ainda não me sinto madura o suficiente para expô-los a mim e as pessoas que leriam eles. O ato de orientar uma pessoa já é de grande responsabilidade... Escrever acho o dobro... Porque o registro de palavras num papel é uma constante releitura de suas verdades... E nem falo de certo ou errado, mas daquilo que temos um carinho e cuidado incrível de ser transmitido, é o outro lado da escrita: o risco, como tudo na vida.
Portanto, articulem e aproveitem o resultado dessas junturas (e nunca juntas rs!)

1 comentários:

Renata Teixeira disse...

Sublime, amiga...Bjs

Postar um comentário