sábado, 15 de outubro de 2011

O homem que não conseguia chorar

Estava outro dia conversando numa roda de amigos sobre a sensibilidade das pessoas em geral nos dias atuais.
No ápice do papo, cada um queria saber o que fazia o outro chorar.
Foram ditas muitas cenas tristes, mas também alegres... Mas o engraçado que na hora lembrei de um fato que ocorreu há uns dez anos e que narrei para meus amigos.

Eu estava em um projeto junto com um grupo de amigos de trazer uma peça de teatro a nossa casa no qual fazíamos trabalhos voluntários.
Entre tantas coisas para organizar, tínhamos de montar um palco de uma estrutura mediana razoável, e para isso foi me dado um contato de um senhor que fazia esta montagem de forma filantrópica para este tipo de trabalho.

Enfim, entramos em contato, fiquei esperando toda parafernária no dia combinado ( faltava dois dias para a estréia da peça), e foi quando vi entrando pelo portão, duas carretas enormes! Pensei: Pooorrraaaa, pensei que ia ser algo singelo rsrsr.

Peço ate desculpa agora, porque, vejam só... não lembro nem se rezar uma missa para minha memória, o nome desse senhor, extremamente simpático e de um coração boníssimo. Logo que ele desceu do caminhão, ele estendeu sua mão para a minha e disse:

- Camila! Desculpe o atraso! Prazer em lhe conhecer... Aonde  vai ser montado o palco?!

Pois é.... a coisa foi assim: Prazer e vamos ao trabalho! Adoro este tipo de energia, mas confesso que fiquei receosa pois não saberia se daria tempo na montagem do palco devido a tanta madeira que vi.

Bom, mostrei o local, falei minhas idéias, aonde ficaria as luzes, a aparelhagem de som e demarquei aonde começaria a platéia e teria que terminar o palco.
Ele, apenas anotava e escutava atentamente sem fazer uma pergunta, e outro ponto aqui: tenho receio de quem não faz perguntas: não sei se esta havendo um entendimento do que eu digo e o que esta sendo entendido pela outra parte, mas enfim... foi-se.

O Senhor: Bom, vc vai ficar por aqui, não é?!
Eu: Lógico, fico o tempo que quiserem , até de madrugada rs...
O Senhor: Imagina, nem é para tanto. Montamos isso aqui em 30 a 40 minutos...

Imagina a cara de espanto que eu fiz e não poderia de deixar soltar um:

- Noooosssaaaaaa... mas como assim? É tão rápido?
Senhor: Ah sim: Por que trabalhos com peças pré montadas, é como um quebra-cabeça. Então vamos apenas encaixando e deixando como deve ser.

Magnífico, não?! Rs

Bom, eu apenas sentei e fiquei olhando tudo ser descarregado e montado...

Nestes minutos seguintes, entramos num  papo de interesses em comum: ele queria saber o pq estava neste trabalho voluntário e eu o pq ele fazia este tipo de trabalho gratuitamente. Por que o meu questionamento era: há um custo de tudo...então o que o motivava a faze-lo.

Senhor: Então... é algo complexo. Mas assim, eu faço isso por gratidão a vida, a Deus, ao que seja digno de ser acreditado. Tenho uma frota grande de caminhões devido a muito eventos que fazemos num mês. Mas tinha uma época que eu era muito materialista. Queria trabalhar muito, para ter dinheiro, para ter mais caminhões, para ter mais trabalho e ganhar mais dinheiro e assim poder dá conforto aos meus entes. Não media sacrifícios para isso. Mas um dia, fui com um de meus caminhões fazer um evento, e ouvi um barulho estranho em uma das rodas. Parei o caminhão no acostamento, e fui verificar com o martelo de borracha, não deu tempo, o pneu explodiu  e me arremessou longe... lembro que acordei depois de muito tempo na cama do hospital.

Para quem não sabe: mas quando a o pneu estoura de um caminhão é como se fosse um botijão de gás em sua casa. Meu pai sempre falava sobre isso, pois ele tinha muito receio quando tinha que trocar pneus de caminhões e afins.

O senhor: No fim de tudo, fiquei em coma induzido... meu rosto ficou lastimável... Foi feita vária cirurgias... poderia ter perdido a visão, a vida etc, mas eu só perdi uma coisa e nunca imaginei que isso me faria falta.

Eu: O quê?!

Senhor: Eu não consigo chorar... Perdi minhas glândulas lagrimais... quando tento chorar, e o choro vem, não tem lágrimas... então... sinto que minha emoção, minha alma não é lavada... Sinto-me numa seca, num desespero... Como agora: minha vontade é o choro, só de lhe contar esta história, mas veja, meus olhos nem ficam úmidos.

E nesta hora ele afastou sua pálpebra inferior e me mostrou que realmente o canal tinha sido extirpado.

Eu não tinha o que falar, nem o que pensar muito! Mas eu estava profundamente agradecida por ele ter me contado aquela historia. Pq?! Nem eu sei o pq... Só sei que a vida lapidou aquele homem, e mostrou a ele algo muito profundo a qualquer um que poderia ler este texto.

O palco foi montado, tudo ficou lindo! A peça foi linda e etc!

Quando terminei de narrar esta historia aos meus amigos: Foi um misto de reflexão, de perguntas, de indignação para com a vida, ou seja, cada um entendia da forma que si encontrava.

Eu apenas disse: Eu não se eu agüentaria ficar sem chorar... Vemos tantas amputações de membros, pele, órgãos etc... e as pessoas vivem, mas de uma glândula como esta, que é a única forma de o coração e a alma falar sem precisar de palavras... não sei se viveria. Este senhor não tinha,... e mesmo assim, ele era agradecido, pq ele aprendeu a lição dele, dolorosa, mas foi assim... O homem que não conseguia chorar,... parece até nome de filme, ou mesmo daria uma canção, não?!
Eu acho que vc deveria escrever sobre isso – disse uma amiga.

Poderia... e sei que quando começar a escrever, vou chorar... pois lembrarei do sentimento que me tocou naquele dia. E serei agradecida sempre por sentir elas caírem...


0 comentários:

Postar um comentário