terça-feira, 24 de julho de 2012

Situações anestésicas

Uma vez tive um papo com um amigo de anos, sobre a sensação que temos em certos momentos da vida, de nos sentimos anestesiados.

Ele até citou momentos de luto, mudanças, puxadas de tapete etc...
Mas eu comentei que além de tudo isso, esta sensação é mais do que algo morno... quele estado apático. Creio que é quando há uma sensação de cansaço com repetidas situações com pessoas e afins.
Acaba sendo tão repetido... que a mente faz um certo anestésico sobre tais assuntos e pessoas.
Aquela coisa de acordar no automático para mais um dia, e quando se dá conta, você esta dentro do carro ou no coletivo e pergunta: Nossa, como eu cheguei até aqui?!
Louco, né?!
O pior da loucura: foi uma vez que voltava do trabalho, e tive que ir até São Paulo e voltar para Guarulhos. Estava em curso... e aquilo: tem hora para entrar e sem hora para sair ( feliz vida moderna de peão).
Eu estava no metrô, e tinha que descer na Armênia, foi quando ao sair do trem olhei para um lado e para o outro e não sabia por Deus, qual caminho pegar!
Eu sentei, e fiquei por alguns segundos ou minutos talvez, que lado tinha que ir, qual ônibus pegar... e pior para onde ir?! Só faltava esquecer meu nome :P!
Ai fechei os olhos e de repente veio o norte... mas a sensação foi horrível... sem memória por alguns minutos.. apenas pela mente em estado de cansaço. Tinha que mudar tal situação e fui atras de tais alterações em minha rotina... o mundo me engolia e eu não estava fazendo nada para tal. Apenas cumprindo prazos e dizendo sim a tudo... menos a mim. Poxa.. ser adulto é assim?! ter um pouco de conforto na vida preciso vender minha alma, minha saúde, meu tempo com meus amigos?!

Sei que foram vários questionamentos...Mas o lance é que realmente para certas situações acabo e acabei usando este tal anestésico. Quando percebo que a situação vai se repetir, ou que a pessoa começa com a mesma frase do texto que já reli em outras bocas: lá vem a anestesia mental e emocional.
O ruim é quando se sai de tal anestesia... sinto que o tempo não passou, e que algo esfriasse por dentro.

Não vou mencionar assim que se deve ou não fazer isso: mas pessoas que querem ter um certo controle de seus sentimentos e ações costumam fazer isso. E acostuma-se a fazer isso até se tornar um hábito.
Vejo que pessoas mais impulsivas e viscerais, não sentem isso, ou até preferem sentir a dor lá no seu âmago mesmo... Sem dó de  colher os pedaços e ficar remoendo eles.
Acho que podemos escolher alguns momentos da vida assim: como um botão liga/desliga: Hoje viverei com emoção ou sem emoção?
A escolha é sempre nossa.


0 comentários:

Postar um comentário