sábado, 23 de junho de 2012

Zumbizando....

Poderia mencionar aqui várias conversas que me deram a idéia e a vontade de escrever sobre este personagem um tanto esquisito... (esta é a única palavra que me vem a mente agora).
Tenho amigos que adoram zumbis... suas histórias que estão inseridas, seriados, revistas... etc... Como tem aqueles que odeiam ( eu faço parte disso rs).
Não vejo graça, nunca vi... e dificilmente verei. Zumbis viraram até modismo de protesto hoje em dia. Walking dead é um prova disso. Há camisetas, jogos, posteres, música, banda e até gente que si tattoou como um zumbi?! ( vê se pode?! Imaginem o cara quando tiver seu corpo todo enrugado, velhinho... ZUMBI!). A idéia mais famosa de zumbi e que rendeu muitos $$$$ para Michael Jackson foi Thriller. A minha imagem de zumbi que tenho é daquela dança clássica dos anos 80. Mas porque motivo, razão e circunstância usar e enfiar esta idéia de zumbis na mídia e afins?!
Vamos por partes como diria nosso colega Chico Picadinho...
Primeiro: de onde surgiram os zumbis???? Resposta: ninguém sabe ao certo. O que sabe que o zumbi clássico: aquele que vive no pântano ou no cemitério foi amaldiçoado por sei lá quem, não sei quando... Lógico por alguém que não gostava muito dessa pessoa enquanto viva-viva. Detalhe: zumbis são mortos-vivos, ou seja, aparentemente vivem mas são alienados... numa especie de transe. O que faz um morto-vivo? Resposta 2: Nada... só enche o saco! Pensa naquele ser que enche o saco?! É isso! 
Segundo: Ao passar dos anos, surgiram vários tipos zumbis. Uns mais alienados que outros. Mais devagar que outros... Mas falantes que outros.. e acreditem, hoje em dia, até já falam meia dúzias de palavras com algum sentido no mundo deles.
Terceiro: Qual a função de um zumbi em qualquer história de terror que se preste? Resposta: Nadaaa!!!! Só serve para o mocinho fugir... para a mocinha gritar... e o mocinho vim ajudar... e em seguida ele solta uma faca, um tiro ou qualquer coisa que tenha na hora e PUFT... sangue pra todo lado! O zumbi vai morrer? Resposta da retórica: Lógico que não! Por incrivel que pareça... eles não morrem com qualquer coisa.... pelo até onde entendi, eles querem comer pessoas, de preferencia seus cerebros.
Chegamos ao ponto da única coisa que fiz analogia com Zumbis, e a vida que levamos nesse nosso mundinho... Pessoas que encontramos em nossa caminhada que comem (figurando), nosso cerebro, nosso tempo, nossa liberdade, nossa energia... qualquer coisa que você tenha de precioso... sempre haverá um zumbi. 
Como sinto que estou com meu humor pra lá de ácido... Acredito que o cara que inventou o zumbi em quadrinhos ou em outro momento, queria mostrar isso: Há zumbis entre nós, e eles nem são tão assustadores, mas fazem estragos terríveis, uma praga diria... E se deixar eles se aproximarem muito... Comem tudo... comem seu cérebro, com conversas intermináveis que não levarão há lugar algum... com ideias de culpismo, vitimismo, ou alguma coisa do gênero. Andam por ai, com suas vidinhas aparentemente normais, alienados, achando que são muita coisa (mas de fato não são), e tentam alienar pessoas como eu ou você que esta lendo este texto e na qual espero que não tenha sido atacado por tais seres...
Mas outra coisa que penso sobre esta idéia do tal morto-vivo, e o porque das pessoas terem o medo-pânico sobre esta figura seja este: o tal medo de morrer que carregamos por milênios, desde nossos ancestrais. Morrer é ruim... ser morto-vivo é pior ainda... está num mundo paralelo surtado, sem saber ao certo quem é e para onde vai... receita de medo extremo. Ver ainda um corpo se deformando, em putrefação, e andando em sua direção... e que nada o que você fizer vai pará-lo... e ainda quer comer seu cerebro!!! Não tem muito o que pensar... além do medo. O zumbi seria a prova de que não morremos mesmo?! Por que o destino do zumbi é tão ruim? Ele foi uma pessoa "viva", então porque o destino de ser zumbi?! 
Digo mais: todo ser do mal, trevas, submundo, demoníaco, etc e etc... Tenha certeza: fora inspirado em algum ser humano... Dúvida?!
Aquele filme do palhaço assassino, foi inspirado num cara nos EUA, que se vestia de palhaço, e abusava de meninos e os matavam. Descobriram depois que sua casa começou a exalar um cheiro fétido e os policias foram em busca... e lá estava os corpos de todos os meninos desaparecidos. Por isso odeio palhaços... Odeio muita coisa que não faça sentido. Mas como o texto é uma narrativa desesperada de colocar minhas ideias a ponto de entender o porque de tal ojeriza. Todo filme de terror e seus personagens sempre mostram o pior do ser humano.. de uma maneira lúdica e fictícia.. está lá para quem quer ver. A alma humana tem um lado podre. O filme que mais mostra isso ao meu ver, é Os Jogos Mortais 1... Ali é bem claro o porque o cara faz tudo aquilo com as tais pessoas que passam por suas atrocidades: "Mas você não queria fazer isso com ele? Matá-lo?"- essa é uma das frases do diálogo do assassino-louco. Pois é, pensei em matar, pensei em esfolar, degolar, decapitar, queimar em óleo, seja o que for... já pensamos em acabar com a  vida de alguém na mente... o que o cara fez foi apenas expor isso ( e nem estou sendo a favor, please! apenas filosofando sobre).
Aconselho quem puder... assistam algum filme sobre nossos "amiguinhos"... Com esta ótica o porque eles matam as pessoas.... e se possível, se alguém descobrir: Quem criou eles? Para onde eles vão??? 
Continuo no próximo post...







0 comentários:

Postar um comentário