terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como você vai querer sua abobrinha hoje?


Já citei aqui, vários papos filosóficos que tenho com uma amiga super querida de longa data.
Há pouco tempo, estávamos ambas filosofando sobre um link de personalidade no qual havia enviado a ela por e-mail. Estávamos expondo situações em que ambas passamos em algumas fases da vida, mas queria saber sobre o ponto de vista dela... Por que? O texto tinha tudo relacionado o modo como a via em certos momentos... digamos que foi uma análise feita em dupla... ela lendo, eu ouvindo e em seguida fazia as perguntas relacionadas a frase por ela dita: “ e ai? O que você faria?”. Simples assim. Mas que rendeu uma tarde inteira mais um começo da noite rs... só isso!

De certo modo, tudo estava batendo com a personalidade dela, valores, conceitos etc... Porem, num certo momento, uma dessas frases era mais ou menos assim: Você não tolera pessoas que trazem papos do tipo “abobrinha”,... você as descarta ou apenas dá de ombros como que não fosse contigo o assunto.”

Automaticamente minha amiga disse em forma totalmente comparativa esta afirmação:

- Concordo com isso! È verdade! Eu trato estas pessoas que falam abobrinhas da seguinte maneira: Primeiro... vou refogando elas até certo ponto... quando vejo que a demanda de abobrinhas esta muito grande, e não estou dando conta, vou plantando isso em pequenos vasos...  não posso plantar na terra direto, porque poderá criar raízes e ai esta “pessoa abobrinha” não sairá mais de perto de mim... e isso eu não quero!

Lógico que entrei em coma risonho... Como assim???? Pessoa abobrinha???? Rrsrsrsrsrsrs

Ela vendo meu estado, pediu para que eu respirasse e continuou seu raciocínio de outra forma:

- É sério... pensa comigo: Se eu planto a abobrinha ou sei lá, imaginamos esta pessoa sendo uma planta, e vc faz sua morada fixa num vaso... vc poderá mover esta vaso-pessoa para qualquer lugar... ali, aqui, acolá... OK?! Vc vai administrando isso... Porque sempre vou respeitar a pessoa, o ser humano... Mas se eu a fizer ser uma planta fixa... terei que plantar na terra, próximo a mim... e eu só faço isso com pessoas que eu gosto muito...  pessoas que tem uma essência profunda, ... ao contrario de pessoas superficiais que são estas pessoas-abobrinhas.. Entendeu?

- Lógico que entendi... mas confesso que jamais imaginei que vc fosse fazer esta comparação rsrsrsr... Sabia que vc era flexível em seus atos... mas esta vc arrasou! Rs

Voltei para casa pensando nesta analogia de minha amiga de forma serena...  Papos fúteis sempre foram algo que tive dificuldade para administrar... Normalmente minha reação é ficar calada e minha mente vagar para algum ponto do Universo ou Sistema longínquo qualquer... Mas fazer vasinhos dessas abobrinhas nunca pensei... poderia virar uma plantação de abobrinhas... ou então, elas morrerem por si só.
Mas outro ponto que veio em minha mente nisso tudo era o fato que muitas pessoas-abobrinhas talvez não soubessem que elas criam abobrinhas. Vem aquele lance, de que cada um esta  num ritmo, evolução, entendimento de vida muito distinto de cada um.
Percebi que no meu convívio diário com varias pessoas... poucos tem o prazer e se dão o tempo de filosofar consigo e com o outro... ou seja, as abobrinhas serão inevitáveis... Poderia também já ter dito muitas abobrinhas por ai e ninguém ter me dito nada sobre... Muitos poderão ler este texto e perguntar: Ok.. já entendi... mas o que seria a tal abobrinha dita?!
Muito simples caro leitor... Tudo aquilo que é expressivo de fora para dentro... Eu fiz, eu comprei, eu tenho, eu possuo, é meu etc... Percebe que não tem nada comparado ao tipo de expressão: Eu penso, eu sinto, eu desejo, eu vibro, eu torço, eu lhe ajudo, eu lhe gosto, eu lhe amo etc... Tudo que faz parte do ser/sentir... Tudo que você é! Tem pessoas que fingem muito bem ser, mas não é... e como saber que são ou não? Simples, eu faço isso e dá certo: Comece a filosofar algo mais profundo e a pessoa vai lhe dizer: Nossa que papo de louco isso! Deu até dor de cabeça...  – Ai está a resposta! Pessoa-abobrinha, agora, só cabe escolher o local do plantio: Na terra ou no vasinho?!





0 comentários:

Postar um comentário