sábado, 26 de novembro de 2011

O vestido vermelho

Dias desses uma querida amiga de longa data, ligou-me e ficamos amenizando nossa saudade no trivial papo de “como vão as coisas?”. Sempre falo para ela que nosso papo tem que ser ao vivo, uma olhando na cara da outra... pelo simples fato que eu sempre tenho que desligar por conta dos meus afazeres estudantis, ou porque acabou a bateria do celular ou ficamos sem sinal.
Mas sempre quando após falar com esta minha amiga, lembro de um fato tão engraçado quanto louco que ambas passamos.
Tínhamos que ir à um casamento de uma amiga em comum... e seria O casamento ( com ó maiúsculo mesmo!). Por que era uma cerimônia com uma festa muuito do refinado... e isso já sabíamos e por isso ficamos míseros dois meses atrás dos vestidos que iríamos na festa.
Sempre adorei vestidos longos, acho clássico, chique e sensual para uma mulher... além de eu sempre optar por cores neutras e no máximo para não sair do meu gosto... um verde mais escuro ou azul.
Minha amiga ao contrario de mim, e quando digo ao contrario, é o oposto de tudo que escrevi no parágrafo acima. Escolhia os curtos e os chamativos.
Como sempre, quando se trata de festas e ter que experimentar vestidos... sempre sou o tipo brasileiro de ser: deixo tuuuudo para ultima semana! Rs. Lamentável.... mas é assim.
Porém, minha amiga, estava adiantada e tinha comprado o tal vestido.
Eu?! Posso dizer que me F&%$@! Pois não achava nada do meu gosto e extremamente caro quando via algo que me chamava a atenção.
Contando o fato para a amiga dois dias antes do casamento, disse que iria com aquele meu preto básico longo, que no caso ela já conhecia de cabo a rabo pois adorava aquele vestido e não sei porque?!
Ela ouvindo disse:
- Não creio nisso... Não creio que terei que ver vc com aquele vestido de novo! Vc precisa mudar... por cor em sua vida... vc é uma mulher tão linda e vc não esta sabendo trabalhar isso...

Ouvindo aquilo, minha mente pratica, automaticamente já tinha o argumento:

- Miga, não preciso agradar ninguém alem de mim... To longe de ser modelo e tb não me acho tudo isso não... acho bem simples no meu modo de vestir, até pratico diria...

- Affff... mas e ai o que vc vai fazer?
- Já disse... vou com aquele preto básico!

Eu já dando de ombros o fato, vejo minha amiga saindo correndo para o seu quarto e vindo minutos depois com o seu vestido que ela iria para o casamento em mãos e logo veio isso:

- Vc vai com este!

Eu olhei espantada e sem saber o que dizer, mas disse em forma de pergunta e rejeição:

- Ta louca???!!! Nem pensar eu ir com este vestido não tem nada a ver comigo...

- Como não??? Vc não sabe??? Vc nem experimentou??? Experimenta e se ficar bom...  e vai ficar... eu vou com o seu preto... Que achas? Usamos o mesmo tamanho mesmo...

Tive risos de deboche para com ela segurando o vestido que irei descrever sem preconceitos: Era um vestido relativamente curto,feito de cetim, ficava 4 dedos acima do joelho, acinturado e com um rodado belíssimo. Era um tomara que caia que era todo trabalhado em tiras transversais no busto. Masssssss.... a cor era tudo que nunca iria imaginar usar: Vermelho!

Peguei o vestido e fui experimentar... torcendo no fundo que não servisse Rs... Quando sair do banheiro vestida com o tal, minha amiga num grito eufórico:

- Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh.. VC ESTÁ MARAVILHOSA! LINDA!!! Ele serviu certinho! Não disse... eu disse... é isso que vc precisa! Agora vamos buscar seu preto para eu vestir...

Fiquei com vergonha um pouco me olhando no espelho com aquele vestido... não sei por que... mas acho que não me dava ao luxo ou a permissão de me ver assim... Sempre fui um tipo de mulher que faz de tudo para não ser notada... mas o pior que de alguma maneira sempre somos... sempre tem alguem observando. Mas confesso que simpatizei com o vestido, e fui me namorando com ele.

Tirando o vestido perguntei para minha amiga o porque dela sempre comprar vestidos vermelhos... Nunca via outra cor em seu guarda roupa além dessa cor e de outra tão viva quanto esta...
Ela como sempre de forma muito doce disse:

- AAAhhh... engraçado... nunca pensei nisso, mas eu analisando acho que depois do meu divorcio, eu vi que me perdi muito como mulher... de me ver no espelho e me senti feminina, linda... não gostava da imagem que via. Um dia, resolvi comprar a roupa de cama vermelha,  e depois pintei uma das paredes do quarto de vermelho e em seguida coloquei uma cortina vermelha na sala... e quando fui me acostumando com esta cor tão quente... que me trazia energia para voltar a viver em um novo ciclo... resolvi comprar meu primeiro vestido vermelho, simples até, tinha alguma flores vermelhas bem grandes em um fundo vermelho claro... e me senti tão bem nele, que vi que poderia resgatar minha alma feminina de algum lugar naquilo tudo. Então o vermelho tem este poder sobre mim, não apenas de sedução, ousadia... mas de vivacidade... acho que é esta palavra que define... Me sinto viva!

Olhando minha amiga dizendo tudo aquilo e sabendo todo o processo que ela tinha passado, entendia perfeitamente e talvez aquele gesto de me emprestar seu vestido vermelho fosse para que eu não caísse de alguma forma nesta armadilha da praticidade do mundo.

Quando olho as fotos que tirei com aquele vestido no dia do casamento eu vejo aquilo que minha amiga deva ter sentido ao me vestida. Cor, vida, beleza... tudo que uma simples vibração de uma cor poderia trazer...
Depois desse fato... reorganizei minha prancheta de cores no guarda roupa... além do branco básico... coloco cores em tons mais vivos... e confesso que fez sim uma diferença significativa ao meu ver.
Algumas pessoas podem não entender isso, mas imagine que vc vivesse de um uniforme todos os dias... e se vc não desse a chance de arriscar... e mudar e experimentar outras coisas... Pois é, foi isso, uma simples mudança... fez meu padrão se flexibilizar... acredito que de certa forma, era uma das primeiras lições para que eu pudesse me flexibilizar na vida e pelas coisas que viriam. Alias é uma das coisas que esta minha amiga me diz até hoje: Flexibilize Camila, flexibilize! Rs






0 comentários:

Postar um comentário