domingo, 13 de abril de 2014

Você tem que esconder seu amor...

O título desse post é a tradução de uma das pérolas composta por John Lennon para o album Help -65.
" You got to hide your love away" - particularmente é uma daquelas músicas que ficam na sua mente sem a pretensão nenhuma de chatear com melodias cansativas.
Dizem que John fez esta musica inspirada em Dylan mas feita para Epstein ( que foi responsável pelo sucesso administrativo e marketing dos Beatles). A amizade entre ambos sempre foi clara - mas a homossexualidade de Epstein só foi divulgada após sua morte por overdose. John em entrevista para playboy de 80 foi questionado sobre um possivel romance entre ambos- em resposta John disse em negação: que houve relacionamento muito próximo mas nunca foi consumado =P.
Por conta dessa complexidade . eis que surge a música com sua mensagem.
O interessante de analisar o album Help - que John disse que estava na sua pior fase de conflitos mil que já teve até então. Ele mesmo em entrevista disse que não gostava de se ver em fotos ou filmagens de 65. A beatlemania estava no auge. O consumo de maconha não ficava atrás... consumiam até no café da manhã. John dizia que a própria música Help era mesmo um pedido de socorro. A pressão e os compromissos estavam levando para longe de si mesmo.
Porém, para o olhar de muitos fãs, e minha em especial, tanto o filme quanto o album, tinham muita energia fresca de todos. Ao olhar John e os outros Beatles nos videos, acho a fase que eles estavam mais bonitos e divertidos. John estava até mais "gordinho" - coisa que ele não gostava de se ver. A própria plástica do trecho de You got to hide your love away - é belissima - As cores frias usadas, os cortes de cena e o enquadramento feito entre John e Ringo foi criativo e acompanha a performance da música.
O olhar de John cantando esta canção é algo que me atrai muito... e entre um sorriso e outro, identifica o que ele quer dizer junto ao violão.
O flautista John Scott foi convidado para ajudar no arranjo da canção.. que dá um tom mais poético ao final dela.
Faço adendo ao detalhe que no clipe, apenas a moça sentada ao lado de George usa um tom totalmente oposto ao do ambiente ( rosa) - pois ela seria o tal simbolo do "amor", sendo mencionado na canção.
Os Beatles sempre usam de cores e pequenos detalhes para passar mensagens que eles viviam em suas vidas pessoais. Isso se fez em todos os seus filmes.


0 comentários:

Postar um comentário