sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Manipulando a vida alheia


Não gosto de escrever sobre certos temas porque causam uma conversação interminável. Mas como toda boa mente critica feminina, e analisando as poucas vezes que posso assistir um jornal, fico assustada e irritada com certas fontes de pesquisa e informações passadas pela mídia.
Aprecio mais ler jornais do que ouvir a noticia,... dá tempo para analisar melhor os fatos e etc... Mas quando estava tendo a campanha do primeiro turno da cidade de SP, fiquei acompanhando o que cada candidato dizia sobre seus projetos e tal. Todos viram que teve uma reviravolta e  que o segundo turno foi uma surpresa imensa pelos os dados que eram mostrados pela TV. O tal IBOPE ( que até hoje não seis se existe mesmo, alguém avisa por favor das se já foi abordado por tal), mostrava a “fidelidade” das pesquisas.
Eu nunca gostei de pesquisas desse tipo, pois acho sim, uma manipulação bem da sem-vergonha mesmo!
E isso esta acontecendo de novo no segundo turno. As vezes sinto que haja mais indecisos e que não sabem em quem vão votar do que realmente é mostrado.
Digo sim, que a manipulação de dados existe e isso é em todo lugar... até quando se maqueia dados de empresas, planilhas de custos etc .... quem trabalha em empresa sabe disso... sempre é colocado alguma coisa a mais que não existe, pois é tal sugestão. Odeio esta tal idéia da sugestão. Porque é fácil vc colocar ali um dado ou informação que poderá de alguma forma mudar o pensamento do indeciso.
Por exemplo: o fulano esta com tantos pontos a frente, mas veja que o fulano b esta a poucos pontos atrás... a chance para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados. A chance de quem ganhar é tanto.... se a votação fosse hoje seria de tal fulano. O fulano está sendo mais bem votado em tal região... e em outra nem tanto... Ou seja, você acredita mesmo que apenas com uma porcentagem tão pequena de entrevistados é possível ter uma perspectiva de candidato????... pelo IBOPE sempre é entrevistado por volta de 1000 a 2000 cidadãos.... Pessoassssssssssss... isso não é nada!
Outra coisa que me revolta: os dados sobre a violência!
Esta semana mesmo fiquei abismada... Vejam: a onda de violência aumentou, porque pelo levantamento dos dados do setor X, houve um crescimento de 3% em relação ao ano passado e em relação ao mês passado houve tanto...
Violência é ruim sendo pouco ou muito... Mas analisem como é perigoso este tipo de informação: Quantos milhões de pessoas vivem em SP? Muito !
Os dados dizem que este mês teve 3000 casos de assassinato e não sei quantos de  latrocínio. Ao meu ver, esta até num nível normal a baixo... Porque? Isso representa menos de terço para metro quadrado em SP.... seria assim... uma violência a cada 3 ou 4 quarteirões. O bom seria nada, mas vivemos em sociedade numa selva de pedra, com vários problemas sociais. Como não ter? cada qual vivendo da maneira a La Pôncio Pilatos ( lavo minhas mãos, só faço até aqui).
O que acontece: jogam dados de violência o tempo todo na tela.... fazem uma lavagem cerebral animal... e no final da reportagem não entra em conclusão alguma... porque nada é feito. Apenas colocam o medo na alma das pessoas e a fé em nada e ninguém.
Fico bem preocupada com isso... Outro dia uma colega me disse que estava com medo de ficar parada no semafaro em X horário porque ouviu no noticiário que aquela região tinha incidência de não sei quantos assaltos por dia. Como é que fica a vida dessa pessoa? Não fica nunca! Estresse só, medo, pânico... sem confiança!
Algumas pessoas vão ler este texto e não ver o sentido... mas eu vejo.... Vejo a manipulação constante em tudo... e isso que me dá mais medo... mentes sem filtros.
Analise o que ouve, contam, discursam... veja se faz sentido e que tipo de sentimento desperta tal informação. Uma pessoa que concorda de primeira... não é um bom sinal de confiabilidade. Assim como pesquisas que vendem dados como se fossem únicos... falando por milhões... com certeza não fala por mim e nem por você.

0 comentários:

Postar um comentário