sábado, 24 de março de 2012

O laço e o abraço - Mariza Cordeiro

Meu Deus! Como é engraçado!



Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… uma fita dando voltas?


Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto:


Está dado o laço.


É assim que é abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.


É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.


E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?


Vai escorrengando…devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.


Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.


E , na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.


Ah! Então, é assim no amor, a amizade.


Tudo que é sentimento? Como um pedaço de fita?

Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.

Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga, então se diz; romperam-se os laços.

E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.

Então o amor é isso…

Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.




sexta-feira, 23 de março de 2012

Se liga no ligamento!

Como de costume sem cair na rotina... marcamos uma rodada de café filosófico na padoca. O engraçado que o papo acaba trazendo o amigo do amigo daquele amigo... E acaba se fazendo outros links dos mais variados assuntos.
Um de nossos amigos, comentava sobre fulano que tinha rompido o ligamento tendíneo ( famoso tendão) do pé esquerdo... e que ficaria de molho para lá de um mês e que tínhamos que fazer uma visita.
Uma de minhas amigas que estava com cara de filtro de café coado veio com esta:

- Ah meu.... pra mim não rola... Se quiserem ir de boa... Eu nem conheço o cara... aliás, nem vou com a cara do fulano.

Ficou aquele ar de surpresa por ela dizer da antipatia sobre nosso amigo, e num gole de café,... meu amigo dispara:

- Então meu... nem sei porque você não vai com a cara de fulano, mas ele sempre lhe achou uma mina legal...  É estranho você dizer isso...

Nesta hora houve um relato de virtudes e defeitos... de todos que podiam estar ou não naquela mesa...
Nesta hora só me veio cortar aquele assunto embaçado da seguinte forma:

- Não sei se tem a ver gente, mas acho que dá uma boa reflexão...

Todos: Conta...

- Então... esta semana meu professor de anatomia, contou um lance filosofico que ocorre com todos ... sem exceção... onde carregamos um pedaço de nossa mãe dentro do nosso corpo.

Amigo: - Nossa... mas isso ai não é o umbigo!?... Que eu saiba é isso???

Amiga enfermeira: Queeeee manoooo... deve ser alguma cicatriz interna.... Umbigo não é nada no nosso corpo.. você pode viver sem ele...

Amigo 2: Credoooooooo... viver sem umbigo.... com o que eu vou ficar brincando no banho??? kkkkkkkkkkkkk

Todos: Putzzzzzzzz... mas que tosco!!!

Eu: Carassssssssss.. deixo eu contar... o lance é simples: Imaginem só... quando nascemos, é cortado o cordão umbilical... e nisso existe o ligamento que faz a alimentação da mãe para o bebê... então este ligamento após este desvinculo, ele contrai... e fica sendo chamado de ligamento redondo, porque era este canal de vinculo entre os dois seres... e é o vestígio de lembrança que fica de nossa mãe, ele se localiza entre um dos lobos do fígado. Todos os mamíferos tem isso.

Todos com cara de paisagem... e continuo...

- Isso além de me fazer de lembrar de minha mãe... ( ela já fez a passagem dela)... Eu fiquei tão tocada com esta informação... porque imaginar que você carrega uma prova fisica dessa ligação é muito profundo. Como o gerar uma vida é algo extremamente sério para natureza... e não levamos isso na mesma proporção...
Mas o outro ponto que me fez pensar é as tais ligações que temos com as pessoas...Algumas de formas fisicas, emocionais, mentais... até intuitivas... E este ligamento vem muito de encontro ao conceito de ligamentos que existem em nosso corpo... Porque todo desligamento é dificil... em qualquer desses niveis que citei... Fiquei refletindo muito sobre o desapego... mas este relato do ligamento redondo só me fez crer que podemos administrar o que não faz mais parte de nossas vidas... mas que de alguma forma sempre vai esta lá... em algum lugar escondido, ou bem arrumado em alguma estante... ou guardado em alguma caixa... etc... Nada é esquecido ou excluído.

Amigo 3: Como assim?

- Veja só... nosso amigo rompeu o ligamento... A dor deve ter sido imensa.... E a maioria de nós sabe o que ele esta passando... Há pouco tempo ele rompeu um namoro de anos... Não posso ignorar que o fato tem muito a ver... Logo após o desligamento afetivo... o que ele fez??? Caiu no trampo... não tinha nem tempo para sair com a gente... Acredito que a vida fez isso... o corpo dele rompeu algo fisico... para ele parar fisicamente e assim  descansar... pensar, analisar, chorar, sofrer.... seja o que for... Mas ele tem que se dar este tempo... é meu ponto de vista...

Após alguns minutos de silêncio e de comilança.... não sabia ao certo que tinha sido clara... e um dos meus amigos quebra o silêncio...

- Poxa Cá... sabe que faz sentido... tô aqui pensando... o cara precisava parar... ele estava um saco... um porre... precisava disso mesmo... Aliás cara.... isso dá até uma música: Se liga no ligamento...rsrsrsrs

- Putzzzzzzzzzz.... menos meuuuuuuuu... música filosofica já é demais...

Amigo: Mas meu olha só... em pensar que o dia que tiver meu filho... ele vai ter um ligamento de mim....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. Risos gerais...

Amigo 2: Masssssssss Burrrooooooooo... é só de mãe para filho cara.... você é mano!

Amigo: aaaaaahhhh é.... vacilo meu... então... eu só tenho da minha mãe... e do meu pai nada???

Amiga: Sua cara de minhoca já serve de prova que você é filho de seu pai!!!!

Comas risonhos!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

E nova rodada de café!




quarta-feira, 21 de março de 2012

Praticidade?!

Tenho uma amiga queridissima...Na qual não posso ficar muito tempo sem noticias suas devido nosso alto papo de filosofia e gargalhadas sem fim.

Entre muitos papos... questionamentos e confissões... eis que ela me surge com um ponto na questão sobre ser prático que nunca tinha analisado pela ótica que ela me mostrou:

- Sabe Cá... toda pessoa que é muito prática... pode analisar... é uma pessoa muito frágil. Ela esconde atrás de toda aquela ação... aquela necessidade de resolver tudo sem maiores complicações etc... Fragilidades cruéis diria... Porque quando você começa a questionar o fulano sobre o "porque" está fazendo isso ou aquilo... ou mesmo quando vc começa a dialogar algo mais profundo e pensativo... Pimba!... Você irá ouvir um tipo : não tenho tempo para isso... pensar demais sobre isso não é comigo e tal....

Eu fiquei analisando profundamente comigo... e também algumas pessoas que achava extremamente práticas.. e que achava que eram pessoas fortes etc e tal.... Mas ai fiz a pergunta:

- Mas amiga.... pq vc acha isso? qual parâmetro vc está usando?

- Então... ser prático nunca  é o correto... vc acaba errando muito... demais... e mais, vc acaba atropelando pessoas, situações etc... e magoando sem vc saber... Pouco se importando o que outro está passando naquele momento... Praticidade demais... por vezes não faz vc ser intimo... Pq o prático esta querendo resolver o problema... Só que as vezes não tem problemas a serem resolvidos... vc só quer falar de vc... Diria que vc teria que ser muito equilibrado para ser prático e usar uma dose boa de sensibilidade e sem dúvida empatia!

Lógico que sai da casa de minha amiga me analisando... e vi que fui muitas vezes assim.. atropelando várias situações em busca de solucionar... Solucionei... mas devo ter machucado alguém neste trajeto...

A vida as vezes pede que sejamos práticos... sem muitos dramas com nossos problemas... que sintamos logico a dor e a alegria,... mas veja, ambas irão passar... tanto o bom ou o mal momento irão passar... e ai vem o nosso lado prático em fazer um diálogo sincero.. e ter o PRAZER de se analisar e ter uma conversa franca consigo.

Às vezes, fico bem cansada em ouvir e perceber pessoas que não são profundas nelas e acabam não sendo com as pessoas... Pensam apenas o necessário para sua sobrevivência, esquecendo de buscar serem pessoas melhores a cada dia.
Lógico... si melhorar dá trabalho... conhecer o outro também... entender o ponto de vista e si envolver então... muito mais.... Por que para alguns ainda é muito comodo não precisar se preocupar com isso... o que ganharei?!

Pois é,... parece bobo,... mas muitos estão assim.... á passeio.... e esquecendo de sentir o percurso... dessa chamada vida.